quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como aprender a priorizar as coisas de Deus?



 Buscai as coisas lá do alto Cl 3.1

 É importante definir o que realmente tem prioridade para a nossa vida. E como aprender a priorizar as coisas de Deus. Às vezes colocamos as bênçãos como prioridades, por exemplo:  um filho, o marido, o emprego, a religião, a aquisição de um carro, a cura de uma doença, seja qual for o nosso desejo a prioridade maior deveria ser a nossa comunhão com Deus.
Alguns pregadores enfatizam as bênçãos em suas pregações. Vejo em muitos casos onde as pessoas são atraídas por tal argumento. Os pregadores deixam de anunciar o evangelho da salvação e a remissão dos pecados. Não é errado orar para obter as bênçãos, mas orar somente por elas sim. Nosso Deus é maravilhoso e concede as bênçãos, pois é um pai amoroso, tudo que recebemos é pela graça de Deus.

Receber bênção não significa que Deus aprova a nossa conduta, e sim, de misericórdia, de pura graça de Deus para com as pessoas. Assim o nome Dele é glorificado. Pode ser que alguém ore por você e peça ao Pai em seu favor e Deus lhe conceda a resposta. Afinal foi o que aconteceu com o povo de Israel quando saiu do Egito. Maná caiu do Céu, água brotava da rocha, a roupa não ficou velha, o povo não ficou doente, sombra de Deus durante o dia e a noite o Céu se iluminava. Todo o povo entrou na terra prometida?   Infelizmente não. Nem todos chegaram à nova Canaã. Por mais que Deus lhes concedesse bênçãos o povo reclamava e não reconhecia a soberania de Deus. Mas Deus cumpriu a promessa?  Sim, cumpriu e o povo não soube aproveitar. Será que estamos aproveitando agora? Ou vamos abandonar a Deus e retornar para o Egito porque nós tínhamos uma vida regalada, apesar de vivermos uma vida de escravos. Escravos dos vícios, da mentira, da prostituição, do adultério e tantas outras coisas. Hoje somos livres de tudo e muitos querem voltar para o Egito, achando que precisam receber de Deus muito mais. Ora, então se envolva com Deus muito mais e queira aprender mais de Deus, de conhecê-lo não só de ouvir falar e sim de ter experiências com Ele. Para se conhecer alguém é necessário se ter um relacionamento. Quando uma mulher conhece um homem, eles precisam de um convívio diário para se conhecerem. Assim é com Deus. Ele deseja ter um relacionamento profundo com as pessoas, contudo muitos não estão interessados.

Agora uma pessoa que obedece ao Pai e se desvia do caminho errado e tem uma vida de comunhão com Deus, acho difícil Deus não atender as orações. Primeiramente porque Deus é fiel e segundo Ele vela sobre a sua palavra para que se cumpra.  Jr 1.12

Precisamos aprender a colocar Deus como prioridade e deseja ter um relacionamento profundo com Ele. Ainda que não recebamos nenhuma bênção, ainda assim, continuará sendo o nosso Pai. Ele merece nosso amor de forma incondicional. Se você tem um filho que só chega perto de você para pedir. Como você se sentiria? Aquele filho não pergunta se você está bem, absolutamente nada. Qual o seu pensamento? Não seria diferente com o nosso Deus. Orar pela cura, por um emprego, conversão do marido, etc. Não é errado, porém buscar as coisas do alto é muito melhor.

 Paulo na carta aos coríntios escreve:

Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.  1coíntios 15.9

Se a nossa esperança se resume basicamente em conseguir as bênçãos do Senhor, então somos os mais miseráveis desta terra. Jesus fala claramente quando diz: busquem em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33

O nosso coração precisa se voltar cada vez mais para as coisas do Reino de Deus. E assim deixar Deus agir.  Deus fala ao coração do homem, porém as vozes do mundo, os afazeres diários, sufocam a voz de Deus.

Quando recebemos uma bênção, ficamos felizes, sendo uma alegria temporária, depois acaba. Quando buscamos as coisas que vem do alto a alegria é constante, não é temporária. Você tem tal prioridade? Você tem um relacionamento profundo com Deus? Precisamos entender que o abençoador é muito melhor que as bênçãos.

Quando o moço rico foi até Jesus e lhe perguntou o que teria que fazer para receber a vida eterna? Jesus já sabendo qual a intenção do seu coração, perguntou-lhe:- se conhecia os mandamentos e o rapaz respondeu: - que sim e que desde criança já guardava. Jesus ouvindo lhe disse que faltava apenas uma coisa:
–Venda tudo o que você tem, e dê aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
O rapaz ouvindo isso ficou triste, pois era riquíssimo.
Lucas 18.18-23

Ora Jesus conhecia o coração do moço e sabia quem ocupava o primeiro lugar em seu coração. O mais importante para ele era a riqueza e não o reino de Deus. O que está em primeiro lugar em seu coração? Quem é mais importante para você? O seu coração é completamente Dele?
Quando Jesus disse ao rapaz para vender tudo já sabia que não venderia. O Senhor conhece o mais íntimo de nós, Ele conhece os nossos pensamentos e intenções.

Na verdade Jesus confrontou esse moço e percebeu como ele chegou muito cheio de si. Se achando muito certo e perfeito. De certa forma queria mostrar a Jesus e a todos o quanto era cumpridor dos mandamentos e deveria receber honra por tal atitude. No caso a salvação como recompensa por tal esforço. Entretanto, no coração dele estava o amor ao dinheiro e Jesus sabia.

Agora o mandamento que Jesus deu ao jovem quanto a venda dos bens, foi um mandamento específico para o jovem. Não significa que tenhamos que vender tudo que temos para mostrar o nosso amor por Deus. Existe mandamentos na bíblia que são para todos e existe exemplos onde Deus fala especificamente com uma pessoa como no caso no moço rico.

Como está escrito:

Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
Gálatas 2.16

Deus está alertando na passagem do jovem rico para revermos os nossos conceitos e revermos quais as nossas prioridades e qual o lugar do Senhor em nosso coração.

Precisamos aprender urgentemente a priorizar Deus e lhe entregar o lugar merecido. Enquanto não aprendermos, continuaremos sofrendo e recebendo as migalhas das grandezas de Deus. Todas as bênçãos recebidas aqui em vida, não se comparam as maravilhas que Deus tem preparado para nós. E tenha certeza de uma coisa, tudo que colocarmos acima de Deus vai nos decepcionar. Foi o que aconteceu comigo, mas é matéria para as próximas publicações. A nossa inteligência é limitada. É algo grandioso para a nossa pequenez desvendar, e nada vai se comparar com a alegria que está por vir. Deus seja louvado!

Como dizem as Escrituras Sagradas:


  "O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam." 1cor 2.9

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Como obtenho a salvação da minha alma?




         
Vivemos um período de vida relativamente pequeno. Em média de 75 anos é a estimativa de vida de uma pessoa. Precisamos aprender a aproveitar melhor todo o tempo que nos é oferecido por Deus.
E muitos se perguntam: - o que vai acontecer após a morte? -Para onde iremos?  -A vida termina aqui? Como obter a salvaçãoSão perguntas que muitos se fazem e procuram as respostas.
Deus na sua sabedoria nos capacita, embora não sejamos suficientemente capazes de compreender a sua grandiosidade e magnífica sabedoria, para melhor aproveitarmos o conhecimento por Ele oferecido a todos os seres humanos.

A nossa vida após a morte vai depender exclusivamente do caminhar que trilharmos aqui enquanto estivermos vivos. Ele nos disse que existe um novo Céu e uma nova Terra nos esperando. A nova Jerusalém. Somente aos vencedores, ou seja, os que se mantiverem firme através do seu Filho Jesus Cristo poderão ter acesso a nova Jerusalém. Ele enxugara dos olhos deles todas as lagrimas. Não haverá mais a morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Ap.21.4

Em sua justiça e amor Ele nos proporciona essa nova vida através da remissão dos nossos pecados e a salvação de nossa alma por meio do seu filho primogênito Jesus Cristo e assim, somos levados a condição de filhos e não mais criaturas Dele. Então, passaremos a ter o nome escrito no livro da vida. Entretanto esse plano de salvação e remissão dos pecados oferecidos por Deus para a humanidade tem um grande opositor: satanás e seus anjos. Onde farão de tudo para o plano de Deus não se cumprir em nossa vida. Com suas armadilhas ferrenhas e muita das vezes se fazendo passar pelo próprio Deus ou anjo de Luz, enganará a muitos inclusive aqueles que aceitaram Jesus Cristo e o plano de salvação! O senhor sabe o quanto somos pequenos e vulneráveis e nos ensina a como nos defender e nos mostra cada vez mais o quanto precisamos DELE, para completar o bom combate, permanecermos na fé e vencendo pouco a pouco todos os obstáculos em nossa vida.

Desejo que esse blog possa de alguma forma levar a muitos a fazerem uma reflexão no seu caminhar com Cristo Jesus e a se defenderem do nosso mais ardiloso inimigo.

Vigiando o nosso falar, o nosso ouvir, o nosso olhar. Verificando quem somos em Cristo e a quem tomamos como referência para nossa vida. Não nos deixando dominar por sentimentos que nos afastem de Deus. Sabendo qual o tempo de Deus e o nosso tempo e porque tenho alma, corpo e espírito?

Assim possamos aprender a permanecer firmes na fé e crescendo no pleno conhecimento da verdade que se encontra em Cristo Jesus. Amém.