sexta-feira, 4 de abril de 2014

Espiritualidade ou Carnalidade?



O antônimo de espiritualidade é carnalidade, então subentende-se que ser espiritual é não ser carnal. O que seria ser carnal?  A bíblia nos mostra quais as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, a glutonaria, as farras e outras coisas parecidas com essas. Gálatas 5.19-21

A carne possui características próprias, sabendo disso, espera-se da pessoa espiritual o não fazê-las. A bíblia explica quanto o Espírito milita contra a carne. E os frutos do Espírito de Deus são: Amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio. Gálata 5.22-23 Se realmente temos o Espírito de Deus, é de esperar que a manifestação do Espírito se revele em nossa vida, em nossos relacionamentos, em todas as áreas da vida do Cristão, aliás ser cristão é ser parecido com Cristo.

Se possuímos característica da carne ou do Espírito, que cada um julgue a si mesmo - se  julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados - então podemos nos avaliar e saber se estamos deixando o Espírito de Deus guiar o nosso pensar, o nosso olhar, o nosso falar, o nosso agir. Acredito que a espiritualidade se alcança com a santificação. O Espírito Santo não pode trabalhar na vida de quem não se deixar mudar. O nosso Deus encontra-se do lado de fora da porta batendo e só vai entrar se deixarmos. Se em nossa vida ainda prevalece as obras da carne e não os frutos do Espírito é devido a nossa incapacidade de não nos deixar mudar pelo Espírito de Deus ou talvez por não termos o Espírito Santo habitando em nós. E o primeiro processo pelo qual se dá essa mudança é através do reconhecimento de que precisamos ser mudados, -seja qual for a área da vida- precisamos acreditar no poder transformado do Espírito, e todo dia escolher agir como Deus. Escolher a Deus.

Somos imperfeitos e pecadores, mas temos a escolha de permanecer no pecado ou não. Não acredito que uma pessoa espiritual, vai continuar falando mal dos outros, vai guardar mágoa, vai fazer as coisas por interesse, vai comprar e não pagar, vai procurar posição elevada dentro das igrejas somente para ser melhor, vai continuar mentindo, vai tomar decisões sem consultar a Deus, vai olhar pornografia, vai causar divisões, vai ter inveja, vai fazer a obra por obrigação, etc. É impossível, pois o Espírito Santo vai incomoda-la. Agora cabe a cada um ouvir ou não a voz do Espírito, crucificando a carne. Quando confessamos o nosso pecado e nos arrependemos então o Espírito pode agir, pois quando deixamos de ouvir estamos em desobediência. Mas nesse espaço tempo entre reconhecer ou não, o diabo pode entrar e fazer um estrago na vida da pessoa a qual não reconhecem o quanto precisam ser mudadas por Deus. O diabo entra porque se deixou uma porta ou fenda aberta. Por esse motivo precisamos vigiar e orar todo o tempo. Sempre precisamos falar com Deus para nos revelar se existe algo nos afastando Dele, pois são os nossos pecados que fazem separação entre nós e Deus. Talvez para alguns falar com Ele seja difícil, mas até o fato de se chegar à Deus e dizer o quanto é difícil falar com Ele, já demonstra uma atitude de reconhecimento. Tenho certeza, Ele vai se agradar dessa formar de orar.


Enfim ser espiritual ou não, depende exclusivamente de cada pessoa. Deixar ser mudado pelo poder transformador do Espírito Santo, é algo que se consegue na prática e não ouvir ou ler em algum lugar a respeito. Se realmente temos o Espírito Santo habitando em nós, acredito ser o impossível continuarmos como estamos. Se realmente aceitamos Jesus Cristo, se formos humildes o bastante para reconhecer o quanto precisamos ser transformados, Deus vem com o seu amor incondicional e nos transforma todo dia. Tudo para a Glória Dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário