sábado, 23 de julho de 2016

IGREJA E EVANGELISMO



4 O PAPEL DA IGREJA NA EVANGELIZAÇÃO


A Igreja possui um papel de grande importância no crescimento da evangelização. Sem ela não haveria um progresso na distribuição das boas novas, e cada cristão precisa entender a sua posição dentro do evangelho.

4.1 Conceituando Evangelho, evangelização, evangelismo e evangelista.


            É essencial que se possa definir alguns termos relacionados a missão da igreja e partir deles entender melhor a tarefa que lhe foi incumbida, pois tais termos se alistam diretamente com aquilo que cabe a igreja desempenhar no cumprimento de seus deveres. Desta forma, vale entender melhor terminologias como Evangelho, evangelização, evangelismo e evangelista.
Evangelho pode ser entendido como a própria mensagem da missão da igreja, pois “Evangelho é novidade ou a boa notícia de Deus para todos.” (BÍBLIA, Evangelho de Lucas 2:10-11).
 Vine (2006) citado por Nolasco (2010, p.21),
Declara o termo EVANGELHO não surgiu através dos cristãos, já era um termo conhecido na época de Jesus. Quando CESAR, o imperador romano, era vitorioso em suas batalhas e ao publicar decreto enviava mensageiros que saíam por todas as suas províncias e aonde chegavam gritavam: “Evangelho de César!”, ou seja: “Boas notícias de César!”.
Segundo Carriker (2008, p.1),
A palavra “evangelho” passa para português do termo latino, evangeliu, que, por sua vez, vem da palavra grega, euangélion, que significa “boa nova”. Ao acrescentar o sufixo, -ismo (de origem grega) ou -ação (de origem latina) surgem as palavras evangelismo e evangelização que traduzem igualmente a palavra grega, euangelízo (euvaggeli,zw). Portanto, apesar de algumas tentativas de distinguir entre estes dois termos, não há diferença essencial, pois têm a mesma origem. Ambos efetivamente se referem ao anúncio do evangelho, isto é, das boas novas que Deus ressuscitou Jesus de entre os mortos.
Outras palavras derivam de Evangelho é o caso de Evangelização que é uma palavra muito usada para definir a tarefa da igreja, este termo é definido pelo Mini dicionário Houaiss (2001, p. 88) da seguinte maneira: “difusão do evangelho” e “propagações de qualquer doutrina e ideia”. No dicionário de enciclopédico de Teologia evangelização significa “[...] ação de evangelizar (=pregar o evangelho, difundir o evangelho)” (SHULLER, 2002, p.193). “Evangelização (no original evangelism) é a bela palavra elaborada pelos cristãos primitivos. Deriva de uma palavra grega que significa “trazer boas novas” ou “anunciar boas novas” (MUELLER, apud SCHULER, 2002, p,193).
Evangelizar é outro termo que tem seu uso constante quando se trata da missão dos discípulos de Jesus. Conforme Houaiss (2001, p.188), “o termo evangelizar pode ser definido como “[...] converter (alguém) pregando o evangelho” e “Pregar (qualquer doutrina ou ideia)”. 
“Já a palavra evangelismo deve-se, indubitavelmente a influência ao inglês. Evangelization (evangelização); significa pregar o evangelho.” (SCHULER, 2002, p.193).  
“Evangelismo. S.m. lat. evangelium + ismo. Doutrina política e religiosa baseada no evangelho” (SCHULER, 2002, p.193).
O uso indevido do “evangelismo”, deve-se indubitavelmente, à influência do ingl. “evangelization” (evangelização); significa pregar o evangelho. Pode-se entende que Evangelism tem três sentidos: esforço zeloso para difundir o evangelho, como nas reuniões reavivantistas; obra de evangelista (evangelist = pregador do evangelho; reavivantista; missionário); evangelicalismo (evangelicalism) (= adesão às doutrinas da igreja evangélica ou a essa doutrina). (SCHULER, 2002, p.193).
Segundo Bosch, (2002, p. 490), “Parece difícil, todavia, determina com exatidão que os autores querem dizer com evangelismo ou evangelização”.
Barrete (1987:42-45) enumera 79 definições, às quais se poderiam somar muitas outras. Falando em termos genéricos, a controvérsia permanece em duas áreas: as diferenças (se existem) entre “evangelismo e “Missão” é o escopo ou a abrangência do evangelismo. (BARRETE, 1987 aput BOSCH, 2002, p.490).
Evangelista é a pessoa que conhece o evangelho e se dispõe a levar a boa notícia de Deus a todas as pessoas. A pessoa que uma vez foi alcançada pelo o amor de Deus, deseja em seu coração que outros também sejam alcançados.
Deste modo cada uma destas palavras está estritamente ligada a missão da igreja e todas elas trazem em seu significado a essência do dever a ser cumprido na realidade de cada cristão, isto é, propagar a fé que uma vez lhe alcançou. Embora haja uma certa confusão entre evangelização e evangelismo, usando o mesmo termo para uma mesma ação, como também evangelismo com missão.

4. 2   Propagação da informação


            A Igreja vem sendo a detentora das boas novas desde a sua criação, quando os apóstolos e os seguidores de Cristos se dispuseram a ensinar sobre as boas novas, propagando essa informação em qualquer lugar, isto fez com que o evangelho se espalhasse, destacando o papel da igreja na evangelização.   Contudo, sem conhecimento dessa boa notícia, o homem cristão não pode realizar o maior propósito, levar o Evangelho a toda criatura (BÍBLIA, Marcos 16:15).
Todo cristão uma vez alcançado pelas boas novas de salvação e cheio do Espirito Santo, pois é Ele que capacita a igreja, torna-se um mensageiro da Palavra que leva o homem de volta para Deus.
Segundo Schuler (2002, p 193),
O povo de Deus, cheio do seu Espírito Santo, fala das boas nova do ato redentor de Deus. O Espírito Santo opera através de seu testemunho, e, dessa maneira, leva os homens ao novo relacionamento com o Criador. Deus decidiu operar o seu milagre do renascimento de homens mortos por este meio – a Evangelização.
Sendo assim, a igreja é o agente na proclamação do evangelho. Ela precisa entender qual o real significado de tal ação, ou seja, sem crescimento no conhecimento do Evangelho não é possível a sua proclamação, pois como alguém pode ensinar o que não sabe? Assim as pessoas que fazem parte de uma igreja cristã, necessitam de tal conhecimento e crescimento (BÍBLIA, Colossenses 1:10).
Em primeiro lugar, importante observar a necessidade do cristão crescer no conhecimento das boas novas. Podendo acontecer através de salas de aula para escola dominical, cursos variados para os membros, distribuição de livros, CDs, DVDs, retiro espiritual, pregações, etc. Dessa forma as pessoas cresçam na fé e no entendimento de DEUS. Tudo pode ser realizado de forma sistemática, com planos de aula, ou simplesmente em um banco de praça de forma espontânea. Buscando nas Escrituras, ou seja, na Bíblia, ou em outros livros cristãos, como uma forma de conhecimento para entender o evangelho e assim poder transmiti-lo a outros. Porém o principal referencial da igreja, neste sentido, é a Escritura.
Toda escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer compreender o que está errado em nossas vidas; ela nos endireitas e nos ajudar a fazer o que é certo. Ela é o meio que Deus usa para nos tornar bem preparados em todos os pontos, perfeitamente preparados para toda boa obra.  (BÍBLIA, 2 Timóteo 3.16-17)
Em segundo lugar, observar a importância de levar esse conhecimento a outros – evangelização.  Embora algumas igrejas ensinam as normas e doutrinas de sua denominação em detrimento ao evangelho. A priori o evangelho é simples, pois evangelizar é ensinar sobre Deus. Contudo evangelizar é um processo constante. E não havendo necessidade de grandes formas para levar as boas novas. Como por exemplo, prender a ser um bom contador de história, trazendo a palavra de Deus para a realidade de cada um, será um bom começo.
Segundo Smith (2010 p.93),
 “Sabemos perfeitamente bem que a igreja tem de evangelizar, por que do contrário ela se fossiliza. Dedicamo-nos à evangelização porque a igreja que não evangeliza em breve deixará de ser evangélica”.
            A afirmação do autor supracitado é relevante, este é o papel da igreja: Evangelizar. Ela precisa evangelizar mostrando a necessidade da preocupação para com as pessoas que não conhecem as boas novas. Caso a igreja se feche em suas paredes, ficando alienada, a sua função deixou de existir. Levar as Boas Novas a toda criatura é o papel imprescindível da igreja. Se os membros estiverem preocupados somente com as reuniões “sociais” da congregação, eles se perderam. A evangelização precisa ser a maior tarefa dentro das denominações em geral.
Somos enviados para não pregar sociologia, mas a salvação; não a economia, mas a evangelização; não a reforma, mas a redenção; cultura, mas a conversão; não progride, mas o perdão; não uma nova ordem social, mas um novo nascimento; não revolução, mas a regeneração; não renovação, mas renascimento; não reanimação, mas ressurreição; não de uma nova organização, mas uma nova criação; não a democracia, mas evangelho; não civilização, mas Cristo; somos embaixadores, não diplomatas. (PETERS, 2000, p.170)
Como o autor afirma, a igreja é representada por todos os cristãos, não foi chamada para ensinar outras ciências da área do conhecimento humano, como também não foi chamada a ensinar uma forma organizacional, mas para espalhar a mensagem do evangelho, a qual precisa ser o foco principal. Entretanto, o evangelho pode comunicar-se com outras áreas do conhecimento, o importante é manter o foco para que a mensagem não se perca e não seja confundida com outras informações a tal ponto que a racionalização das coisas impeça o agir de Deus na vida do homem.
“Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios nas próprias artimanhas deles”. (BÌBLIA, 1 Coríntios 3:19)
“Considerando que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, foi do agrado de Deus salvar os que creem por intermédio da loucura da proclamação da sua mensagem.” (BÌBLIA, 1 Coríntios 1-21)
Enfim, a igreja tem a responsabilidade de guardar a mensagem para que não se perca em sua essência. Transmitir a informação do evangelho a todos e fortalecer os ensinamentos para o crescimento da própria igreja, são pontos importantes no papel da igreja na evangelização

Angélica Dantas


Nenhum comentário:

Postar um comentário