sexta-feira, 8 de julho de 2016

Psicologia da Educação: Os meios que Deus utilizou no Antigo Testamento e Novo testamento para ensinar seu povo


No antigo testamento os meios que Deus utilizou para o ensino, pode-se destacar:
ü  DEUS- Podemos observar que o foco principal do ensino no antigo testamento era ensinar o povo a obedecer a vontade de Deus através da comunicação oral. E o PRÓPRIO Deus era o comunicador o “professor”. Ou seja, o que instruía o seu povo, usando a sua palavra, através dos metres, escribas e os profetas para levar a mensagem a qual deveria ser entregue ao povo.

ü  Lar- No antigo testamento não havia compêndios, exceto o próprio antigo testamento. Não havia uma figura chamada professor e toda instrução da palavra era de inteira responsabilidade de ensinar as crianças era dos pais e tudo começava no lar. Então podemos observamos que o método usado por Deus seria os próprios pais e o lar como escola. E tudo era por meio da palavra oral (tradição oral). Assim as crianças e as pessoas em geral eram instruídas ouvindo a palavra de Deus. Nas escrituras hebraicas a palavra “torah” que significar ensinar ou educar e que também pode significar lei. Era através da torah que vinhas a instrução para ensinar, corrigir, mostrar, orientar. O ensinamento no antigo testamento, não baseava-se apenas na instrução da palavra, mas preparava as crianças para a vida

No Novo Testamento os meios que Deus utilizou:

ü  Jesus- Como se pode observar nas escrituras, Jesus foi o maior educador que já existiu. Ele sabia e sabe até hoje através do Espírito Santos, como levar os seus ensinamentos a todo homem, o qual se disponha a ser ensinado por ELE. O Espírito Santo – Ele ensinará toda a verdade a vocês... (Jo 16.13) -  nos ensina que estamos em continuo treinamento. Sem treinamento, ou seja, sem aprendizado, Ele não pode realizar o maior propósito na vida do homem: A educação interior.
Jesus deseja que o homem seja livre no território das emoções e pensamentos. Quando o homem interior é livre, ele é consequentemente transformado, então tudo a sua volta se transforma. Jesus educa o homem não para lhe encher de informações, Jesus educa o homem para mudar a sua história de vida e para transformá-lo em discípulos. Consequentemente, a visão do homem em relação aos fatos cotidianos e ao contexto ao qual se encontra, sofrerá mudanças significativas. Em alguns casos transformando o contexto de outras pessoas.          


ü  No novo testamento também havia o fator tradição, muito presente na educação das crianças. Elas participavam das festas religiosas instituídas desde o tempo de Moisés, com isso a tradição passava de geração em geração mostrando um método pedagógico de ensino. O próprio Senhor Jesus, quando se perdeu dos pais, encontrava-se na sinagoga devido a tradição da festa da Páscoa. Como outras formas pedagógicas pode-se dizer assim como: a Santa Ceia, o Batismo, Constituição da Igreja.

ü  As Parábolas eram o método preferido de Jesus para se comunicar com as pessoas, de acordo com o contexto da época em que viviam. Usando de métodos visuais simples, do cotidiano para despertar em seus ouvintes (alunos) a capacidade de pensar conforme a sua realidade.

ü  Jesus usava não uma sala de aula, como se usa tradicionalmente. Mas usava a sala do ambiente que se encontrava, ou seja, um jantar, o campo, na beira da praia, no jardim, no pátio do tempo de Jerusalém, na Sinagoga, nos montes, etc. Para Jesus a sua sala era o lugar onde estivesse no momento com as pessoas. Isso mostra a sua grande capacidade de comunica-se em qualquer situação. Assim Jesus quebrava com todas as regras que conhecemos de ensino. Com sua humildade, tolerância, ousadia e determinação.

ü  A grande comissão é a determinação deixada por Cristo à sua igreja para que pregasse o evangelho a toda criatura fazendo-os discípulos e batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. (MT 28.18-20) Todo o emprenho da igreja do Senhor tem como fundamento tal ordenança deixada por Cristo. Entretanto, só poderá haver um trabalho satisfatório se houver proclamação, ação e serviço. Tais pontos precisam ser bem articulados por todos que pertencem a Cristo, caso contrário tende ao fracasso, não a igreja como um todo, mas algumas instituições que não entenderem a ordenança do Senhor.

ü  As epístolas- Epístola (do grego antigo ἐπιστολή, “ordem, mensagem”, pelo Latim epistòla,ae “carta, mensagem escrita e não assinada. Escritas pelos apóstolos são métodos utilizados por Deus para perpetuar a sua mensagem para os homens.
            Enfim, ensinar a outrem é tarefa árdua e constante quer fosse no antigo testamento, novo testamento ou nos dias atuais.  No antigo testamento utilizavam-se dos meios existentes na época. Nos tempos de Jesus ele não tinha uma sala de aula ou um lugar determinado para ensinar. Os seus métodos eram variados, algumas vezes ensinava em um jantar com pecadores, outras em uma festa de casamento, outras ainda em campo aberto ou perto de um lago. Jesus não perdia a oportunidade de estar com as pessoas e de lhes ensinar. Ele sabia como ninguém como levar o plano de educar. Ele escolheu pessoas com pouco grau de instrução, salvo Mateus o cobrador de imposto e Judas Iscariotes, eles tinham tudo para falhar. Porém, Jesus teve paciência, lhes ensinou a como serem pescadores de almas, e, a como se tornarem homens maduros na fé e no conhecimento de Deus. Ele os fez discípulos.

            O plano de Jesus continua em andamento na sua igreja. Ele é, foi, e sempre será, o maior educador da história. Todo aquele o qual se proponha a ensinar, aprenda com Jesus.

REFERENCIA
Cury, Augusto, 1958- O mestre dos mestres/ Augusto Cury, Rio de Janeiro: Sextante, 2012

Baker, Mark w., 1965 Jesus, o maior psicólogo que já existiu/ Mark w. Baker; tradução de Cláudia Gerpe Durante. Rio de Janeiro: sextante, 2005.
http://www.urantia.org/pt/o-livro-de-urantia/documento-139-os-doze-apostolos


Nenhum comentário:

Postar um comentário